Módulos de actividades

Moodle contem vários módulos de actividades que podem ser usados para criar diversos tipos de cursos.

* Fóruns

Esta pode ser a actividade mais importante - é aqui que ocorrem a maior parte das discussões. Os fóruns podem ser estruturados de diferentes formas e cada resposta no fórum pode ser avaliada pelos colegas. As respostas podem ser apresentadas em vários formatos e podem incluir anexos. Os participantes no fórum receberão por correio cópias de cada nova resposta. Um professor pode inscrever todos os alunos num fórum se assim o quiser.

* Diários

Este módulo é uma actividade de reflexão muito importante. O professor pede ao aluno para reflectir sobre um tópico particular e o estudante pode editar um registo histórico das suas respostas. Respostas estas que são privadas e podem ser lidas apenas pelo professor, podendo juntar em cada alínea do diário os seus comentários e classificação. Usualmente é aconselhável usar uma actividade de diário por semana.

* Recursos

Os recursos são o conteúdo do curso: informação que o professor fornece para o curso. Podem ser ficheiros subidos para o servidor do curso, páginas editadas directamente em Moodle, ou páginas Web externas que aparecem como se fossem parte deste curso.

* Trabalhos

Este módulo permite ao professor distribuir tarefas que exigem que os alunos produzam conteúdo digital (em qualquer formato) e o enviem ao servidor. Alguns trabalhos típicos são ensaios, projectos, relatórios e outros. Este módulo inclui opções para classificar os trabalhos.

* Mini-testes

Este módulo permite ao professor preparar e designar mini-testes, que consistem em perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso, e perguntas de respostas curtas. Estas perguntas são guardadas em uma base de dados com categorias, podendo ser reutilizadas dentro do próprio curso ou até em outros cursos. Os mini-testes podem permitir várias tentativas de resolução. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por dar dicas ou mostrar as respostas correctas. Este módulo inclui opções para classificar os alunos.

* Referendos

Esta é uma actividade simple - o professor faz uma pergunta e da uma lista de possíveis respostas. Pode ser útil como uma forma rápida de inquérito para estimular reflexão sobre um tópico, para permitir que os alunos votem sobre a direcção que deverá tomar o curso ou para chegar a um acordo em termos de investigação.

* Inquéritos

O módulo de inquéritos fornece algumas ferramentas que têm sido consideradas úteis para avaliar e estimular o ensino em ambientes Web. Os professores podem usar estes inquéritos para obter informações dos seus alunos que lhes permitirão conhecer melhor a turma e reflectir sobre os seus métodos de ensino.


 Fóruns

Esta actividade pode ser a mais importante - É nela que se realiza a maior parte da troca dos pontos de vista. Os Fóruns podem ser estruturados em diversas formas e podem incluir uma média das anotações entre colegas. As anotações podem ser visualizadas em vários formatos e podem incluir anexos. Ao subscrever num forum, os participantes receberão cópias de todas as anotações no seu email. Um professor pode impor uma subscrição em qualquer um, se eles quizerem.


 Recursos

    Recursos são conteúdos informativos que o professor pretende introduzir na disciplina. Podem ser ficheiros previamente preparados e enviados para o servidor da disciplina; páginas editadas directamente no Moodle; ou páginas web externas para aparecerem como parte da disciplina .


 Trabalhos

Os Trabalhos permitem que o professor especifique a tarefa que exige que os alunos preparem um conteudo digital (em qualquer formato) e o submeta enviando-o ao servidor. Os trabalhos mais vulgares incluem composições, projectos,relatórios etc.Este módulo inclui a possibilidade de avaliação.

Índice de todos os ficheiros de ajuda
Show this help in language: English